Engana-se quem pensa que a Odontopediatria se destina apenas às crianças pequenas. Essa especialidade também abrange uma área chamada hebiatria, que consiste no tratamento de adolescentes. O Odontopediatra é capacitado para atender tanto a gestante em seu pré-natal odontológico quanto o neonato em seus primeiros dias de vida, as crianças e até mesmo adolescentes até os 18 anos. Além disso, o profissional dessa área possui os mesmos conhecimentos odontológicos de um cirurgião-dentista antes de focar na Odontopediatria. Costumamos dizer que é a especialidade "integrada" porque abrange procedimentos cirúrgicos, endodônticos (pulpotomia e pulpectomia), restauradores e preventivos.
ODONTOPEDIATRIA
Por que é importante a gestante fazer o pré-natal odontológico
Durante o pré-natal odontológico a gestante receberá medidas preventivas para seus dentes e gengivas. Caso haja necessidade, será realizado o tratamento odontológico a fim de restabelecer sua saúde oral. A gestante receberá orientações de promoção da saúde oral para seu bebê.
Por que bebê e criança devem frequentar o consultório odontopediátrico?
O tratamento odontológico preventivo inicia desde a fase de bebê e prossegue até o final da adolescência com consultas marcadas de acordo com a necessidade individual. A saúde oral é parte integrante da saúde do indivíduo, por isso requer cuidados precoces. Quanto mais cedo iniciarmos as consultas de promoção de saúde, mais efetivos serão os resultados e melhor será a adaptação ao consultório odontológico.