Essa especialidade da Odontologia é responsável por tratar alterações e desequilíbrios ósseos, musculares e de postura do paciente. Os aparelhos dentários utilizados na (OFM) têm como objetivo produzir estímulos na rede de neurônios sensoriais na região bucal, levando a mensagem até o sistema nervoso central, que atuará remodelando as estruturas do sistema estomatognático.
​
ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES
Como funcionam os aparelhos funcionais?
Existe uma grande variedade de aparelhos dentro dessa área para os diversos tipos de maloclusões. Podemos citar entre eles os Expansores( Hyrax, Mc Namara, expansores), Bionator de Balters, o aparelho de Frankel, o aparelho de klammt, os SNs, o aparelho de Planas, o aparelho de Bimler, o twin Block e outros mais. Estes aparelhos atuam promovendo mudanças passivas nas estruturas ósseas e musculares nas arcadas, por meio de estímulos dos nervos sensoriais encontrados na região bucal.
Qual a diferença entre a Ortodontia
e a Ortopedia dos Maxilares?
A Ortodontia prioriza o encaixe e alinhamento dos dentes, manejando seu posicionamento nos ossos.
A Ortopedia Funcional dos Maxilares busca a harmonia dos músculos e ossos da face, através do equilíbrio neurofuncional. O correto posicionamento dos dentes vem como uma consequência disso.